Compras - Segurança na internet

A segurança na internet com certeza merece uma atenção especial, hoje em dia é tudo muito fácil e  acessível, tanto para compras, vendas,acesso a contas bancárias, pagamentos, transações, tudo isso é possível via internet.

Quando agente faz uma compra via internet, muitas vezes, ou quase sempre compramos via cartão de crédito, com isso ficamos vulneráveis à ataques e tentativas de roubo na internet.


Então, como nos proteger contra isso ? Quando me pergunta isso, eu respondo que o melhor é se prevenir.
Abaixo relacionei alguns pontos que julgo importantes para se prevenir contra fraudes:
  • Verificar a credibilidade e integridade do site que está comprando, desconfie de sites que não possuem dados da empresa, contatos, CNPJ, telefone, endereço... etc
  • Dê preferencia à sites que possuam a tecnologia SSL, essa tecnologia garante que todas as informações que seu computador envia para o site é seguro, pois os dados são enviados de forma criptografadas  Para saber, basta observar na barra de endereço do browser, irá aparecer o endereço https://.... a ultima letra 's' indica que é um site que utiliza a tecnologia SSL, portanto, é uma conexão segura.
  • Outro detalhe é observar se no próprio site existem avaliações de clientes que já compraram ou se houve alguma reclamação sobre alguma compra efetuada no site.
  • Verificar no site as políticas de entrega, troca ou desistência da compra, pois o código de defesa do consumidor estabelece todos os critérios que a empresa deve seguir para garantir a satisfação do consumidor.
bom esses são alguns pontos que relacionei onde são necessários verificar antes de comprar na internet.
é isso , espero que as informações sejam uteis.

Renato

Comentários